sexta-feira, maio 18, 2007

Mark Rothko - aos entendidos

É mesmo para ler e comentar






5 comments:

GUILHERME D'ALMEIDA disse...

Falando de MARK ROTHKO
O trabalho de Rothko é caracterizado pela atenção rigorosa, aos elementos formais, tais como a cor, a forma, o contrapeso,a profundidade, a composição e a escala. Ainda recusou considerar unicamente sua pintura nestes termos:
É uma noção extensamente aceitada entre os pintores, que não importa o que um pinta, contando que seja bem pintado.Esta é a essência do academicismo. Não há nenhuma coisa como uma boa pintura sobre nada.

GUILHERME D'ALMEIDA disse...

Por falta de espaço gostaria de acabar a minha opinião.
Vassily Kandinsky dizia: Não existe maior mal do que a compreensão da arte!E tinha muita razão. Eu um humilde e simples pintor, o que vejo no quadro que foi vendido por milhões,é sómente uma tela com 3 ou 4 tonalidades de fundo, que muitas vezes o faço para depois pintar o meu neo-cubismo, onde aplico veladuras, para ir buscar as tonalidades do fundo. Se aquela pintura foi considerada uma peça rara de arte, sinceramente já não sei definir o que seja uma boa pintura e muito menos o que seja uma peça de arte. Senhores Criticos
de arte (sem envelope) expliquem-me

GUILHERME D'ALMEIDA disse...

Proponho para discussão um tema que é da maior importância para nós pintores, dado à invasão constante nas galerias virtuais de pseudo-pintores, a que eu chamo de "pinceleiros de telas".Falando a experiência já ouvi dizer em algumas galerias fisicas, que não interessa as galerias virtuais, dado estarem carregadas de lixo, como tal não as pesquisam.Existem grandes valores, que ficam pelo caminho, porque não são procurados.
Existem galerias virtuais que exigem, aos elementos que desejam entrar,dois ou três trabalhos para apreciação antes da entrada, não interessa o curriculum, mas sim o que fazem, concordam? Ou qual a solução em não alimentar sonhos aos sonhadores? Ou os mesmos não incomondam? Francisco Jesus (Fraguial)
pois não

GUILHERME D'ALMEIDA disse...

Caros Amigos
Gostaria de fazer uma proposta a todos os nossos criicos de arte em Portugal,(VERDADEIROS),não iguais aos que apareceram em determinada galeria virtual, a dizererem nada de nada, estou ,repito a lançar a proposta aos que são realmente reconhecidos.
Sabem que existem grandes pintores no anonimato,sabem que jamais têm possibilidades de pagar uma avaliação fisica dos seus trabalhos,porque não se juntarem, e
fazerem algo em prol da arte perdida? Um site por exemplo, mesmo que tivessemos de pagar uma quota anual, como nos outros sites de arte. Acreditem que iriam enriquecer a nossa arte. Só que aqui para ser uma verdade, os trabalhos escolhidos teriam que estar uns dias nas vossas mãos, para fazerem uma avaliação honesta,será possivel? Ou estou a encomendar um sonho?
Um abraço a todos
Francisco Jesus (Fraguial)

Anónimo disse...

A resposta a sua pergunta por alguem que ja comprou um dos seus quadros e continua a seguir os seus passos e muito simples: 1) marketing 2) be different 3) o que voce faz muita gente faz independente do seu valor 4) o preco e funcao da oferta e procura e nao o valor intrinseco que o quadro possa ter. Isso e e sera sempre subjectivo

Pense nisso