sexta-feira, maio 18, 2007

Aos entendidos


Leilão de Arte


""Noticia"

Uma pintura abstracta de Mark Rothko converteu-se terça-feira na obra de arte contemporânea mais cara vendida em leilão, ao ser arrematada por 72,8 milhões de dólares (53,5 milhões de euros).
«Centro branco (amarelo, rosa e lavanda)», o título da pintura cujo valor estava estimado em 40 milhões de dólares (29,4 milhões de euros), foi adquirida por um anónimo, por telefone, no leilão realizado pela Sotheby´s.
O preço de venda, além de significar um novo recorde para o artista - o anterior era de 22,4 milhões de dólares (16,4 milhões de euros) - converte a pintura, de 1950, na mais valiosa obra de arte criada depois da segunda guerra mundial já vendida em leilão."



O que me leva a mim a inserir este post, é se haverá alguem que me possa explicar o motivo, de o quadro que está aqui ao lado, valer 53,5 milhões de Euros.

É que sinceramente, e achando que Mark Rothko, deveria ser uma pessoa excelente, até porque pintava, não entendo tanto dinheiro por tão pouco. Eu que nos meus tempos livres me vou dedicando à pintura, é verdade que nunca tive a imaginação de pintar um quadro assim, com um fundo em duas cores, e com tres barras de cores diferentes, o que diga-se de passagem, deve ter demorado pelo menos 2H30 a pintar. É certo que a técnica deve ter sido do melhor que há, só conseguindo esta performance, realmente grandes predestinados na pintura.
Nunca se sabe se tenho em casa um, porque uma vez estando eu a pintar, o meu filho mais novo, deitou tinta para uma tela, e sabem que o efeito até que não foi muito diferente deste? Se calhar tenho um mestre da pintura em casa.

O que pergunto, é o que se precisa fazer, para ter a promoção e cotação no mercado, que teem estes grandes nomes da pintura.
Sei que os criticos de arte, nem me passam cartão, não perdem tempo com coisas menores, mas se por acaso algum visse este post, eu agradecia imenso que perdessem 1 minuto que fosse a explicar-me, o porque de tanto dinheiro por uma obra, que se eu não soubesse quanto valia, não a queria na minha sala.
José Barbosa

5 comments:

Pink O disse...

Ora... o principal requisito para ter uma obra tão cara é estar morto o autor. Foram pouquíssimos os artistas que conquistaram algum reconhecimento ainda em vida...

Então quem sabe você (e até mesmo eu) não tenha também alguma obra vendida por mais de 72 milhões daqui há 50 ou 100 anos?

Isso é coisa que nós (os "não entendidos") só descobriremos (com alguma sorte, é claro) daqui há algumas décadas.

: )

Pedro Sarmento disse...

Bom José Barbosa, a sua pergunta é deveras pertinente. Eu que também gosto de pintar como hoby, e não chego nem aos calcanhares de muitos artistas que por aqui andam, já fiz algumas coisas que poderia ter vendido, não digo por essa quantia, mas por algumas centenas ou milhares de euros, mas como diz o Rafael, o principal deve ser mesmo estar morto para obter esse estatuto,mas não só. Um dia vi uma obra do excelente pintor Manuel Cargaleiro a valer cerca de 5.000€. Uma obra tamanho A4 com uns riscos que me poderiam ter saído a mim, mas tal como o José Barbosa nunca tive inspiração para uns riscos assim.
Enfim, não deve ser para entender, o que interessa é que mesmo sem os vender aos preços de milhões continuamos a pintar, nem que seja para oferecer aos amigos.
Abraço
Pedro Sarmento

Anónimo disse...

É, desculpem-me o termo, uma grande Foda. Como é possível q tamanha merda valha milhões. Será a representação de uma grande dor, de, um grande amor, um final de tarde, uma noite de sexo??? O q será? N dá p entender...

Tellarte - José Barbosa disse...

Claudia
Essa expressão (FODA) é forte, mas se calhar aplica-se bem a esta obra, e principalmente a quem a comprou, e pelo preço que a comprou.
O que é que faz um gajo em casa, com um quadro destes, sabendo que vale 53,5 milhões de Euros?
Deve dar-lhe um gozo enorme, sentar-se em frente ao quadro, olhar para a OBRA PRIMA que comprou, e babar-se, sabendo que desperdiçou tanto dinheiro, quando podia fazer tanta gente feliz com esse dinheiro.
Tanta criança que morre com fome, com doenças que podiam ser tratadas, com meia dúzia de tostões, maltratadas, abandonadas á sua sorte.
Tantos idosos que não têm onde cair mortos.
Tanta pobreza, se vê pelas ruas, seres humanos a dormir ao relento, e Portugal em comparação com outros países é um oásis no meio do deserto.
No lado oposto, à os chamados IMORTAIS (porque tipos como este que comprou este quadro, não deve pensar que um dia vai morrer), que se deliciam a olhar para uma parede que tem uma tela, que vale milhões de Euros.
Pergunto eu.
Não era Fod....................?

Anónimo disse...

Deixem-me dizer uma coisinha.

TENTEM ESTUDAR UM POUCO AS COISAS ANTES DE AS COMENTAR, POIS ASSIM TAMBÉM PODERIA CRITICRA MUITA COISA.
DEIXEM-SE DE SER ESTUPIDOS AI COITADINHO DOS PORTUGUESES.
ACORDEM PRO MUNDO
ISTO NÃO É UMA PINTURA DE FIM DE SEMANA

E ARTE